11 Dicas para ser um Eletricista Autônomo de sucesso e vender mais

Se você chegou até aqui, tenho certeza de que deseja melhorar ainda mais as suas prestações de serviços e ser um eletricista autônomo de sucesso e vender mais, não é mesmo?

Bom, e é justamente esse o nosso objetivo com as dicas que preparamos para você. Confira!

Como ser um eletricista autônomo de sucesso e vender mais

1 – Faça o cadastro no Google Meu Negócio

Você já ouviu falar na ferramenta Google Meu Negócio? Para um eletricista ou prestador de serviços que trabalha de forma autônoma, essa é uma excelente opção para divulgar os seus serviços, aumentar sua rede de clientes e ainda vender mais.

Ter uma conta no Google Meu Negócio, permite que você se conecte com seu público pelas buscas do Google e do Google Maps de forma gratuita! Não é só uma ficha de informações, esse recurso possibilita que você gerencie como que a sua empresa aparece nas buscas.

O google meu negócio possibilita que todo eletricista:

Divulgue seus telefones para contato

  • Descreva quais serviços ele presta
  • Divulgue fotos de serviços realizados
  • Ter um pequeno site gratuito
  • Que os clientes avalie seus serviços de forma online
  • Ser encontrado de maneira mais fácil e ágil por quem procura pelos seus serviços em sua região 

Gostou? Então aproveite para saber mais sobre essa ferramenta e fazer o seu cadastro, clique AQUI. Temos certeza que essa dica vai ajudar a conquistar ainda mais clientes.

2 – Tenha um Modelo Padrão e profissional para os seus orçamentos

Já reparou em como você passa os orçamentos dos seus serviços para seus clientes? Acha que desta forma você está deixando visualmente para os seus clientes que sua prestação de serviços é profissional e que vale o investimento?

É muito comum ver eletricistas fazendo seus orçamentos e precificando seus serviços em uma folha de rascunho qualquer e entregar assim mesmo para o cliente. Mas isso não é nem um pouco profissional. Passa uma imagem de desorganização e falta de profissionalismo, e sabemos que não é essa imagem que você gostaria que seus clientes tivessem do seu serviço, não é?

Então pensando nisso, nós da Energiluz desenvolvemos um modelo gratuito de orçamento de eletricistas para que você possa usar com os seus clientes.

Neste material você vai encontrar um modelo de orçamento já preenchido para ser usado como exemplo e outro em branco para que você possa preencher. Os cálculos já são feitos automaticamente. CLIQUE AQUI para baixar.

modelo de orçamento para eletricistas

3 – Atendimento profissional (Nada de apelidos ou gírias)

O cuidado com as palavras é muito importante, pois usar apelidos ou gírias pode não trazer credibilidade para o seus serviços! Muitas vezes essas palavras despertam sentimentos ruins nas pessoas, além de demonstrar falta de profissionalismo e respeito com os clientes. Podem remeter algum trauma ou demonstrar preconceito, mesmo que não seja intencional, prejudicando assim o seu sucesso como eletricista. 

Por isso, para ser um eletricista autônomo de sucesso e vender mais tire do seu vocabulário esse tipo de comunicação. Ofereça para os seus clientes um atendimento profissional desde o primeiro contato, e isso vale para aqueles contatos via whatsapp também.

Com o mercado cada vez mais competitivo estar na frente de seus concorrentes pode ser um desafio diário. E uma das formas de se destacar da concorrência, conquistar mais clientes e ainda profissionalizar ainda mais sua prestação de serviços, é se qualificar profissionalmente. 

Hoje em dia há diversas formas de se qualificar com cursos tanto presenciais quanto online, seja eles de curta ou longa duração. E o mais interessante, é que você pode encontrar diversas opções gratuitas na internet, principalmente quando eles são online, vale a pena pesquisar assuntos e temas do seu interesse no google

Dica importante: Você não precisa focar apenas em cursos que te capacitem somente sobre sua mão de obra. Ser um profissional capacitado em outras áreas, como atendimento ao cliente, liderança, cursos voltados ao empreendedorismo por exemplo, também vai te destacar.

Mas é claro, estar por dentro das novidades e atualizações de normas como a NR10 E NR35 também é muito importante! Você pode conquistar muito mais oportunidades no mercado quando possui essas certificações. 

4 – Formalize-se como um Eletricista Micro empreendedor

Se você deseja oferecer seus serviços para empresas, certamente irá precisar ter um CNPJ ativo para conseguir emitir notas fiscais, o que chamamos de: Se tornar uma pessoa jurídica ou PJ. 

Sabemos que muitos eletricistas não querem se formalizar, por conta de impostos e burocracias, mas se você quer fugir disso, o MEI pode ser uma ótima opção. Com ele você pode faturar até R$ 6.000,00 por mês emitindo NF, e só paga uma taxa fixa por mês que gira em torno de R$ 60,00, que já vale como sua contribuição para o INSS.

O cadastro pode ser feito inteiramente pela internet! Para saber mais. clique AQUI.

5 – Ofereça opções de pagamento

Você já perdeu algum cliente por não oferecer opções de pagamento como débito ou crédito?

Uma das formas mais eficientes de aumentar a clientela e faturar mais como eletricista, é ter a opção e oferecer formas de pagamentos. Isso elimina obstáculos entre você e o seu cliente, facilitando o processo de compra. 

Aqui estão algumas formas de pagamento:

  • A vista: essa é a forma mais importante! Vantajosa para ambas as partes. Como ela é isenta de taxas, não há redução de lucro e por isso, você pode oferecer algum tipo de desconto, incentivando o cliente a pagar dessa forma.

Pode ser considerado à vista também o pagamento com o cartão de débito. Isso deixa o processo de pagamento mais prático, já que o cliente não precisa ter o dinheiro em mãos e nem você de troco. Mas dependendo da sua maquininha, pode ter custos sobre as vendas.

  • Parcelado: Essa opção pode fazer com que você perca um pouco da sua margem de lucro, mas com certeza no final das contas irá fazer você vender muito mais. Isso porque dependendo do valor do orçamento, as pessoas podem escolher parcelar. E deixar esse parcelamento somente no “boca a boca” pode te gerar alguns “calotes”.
  • Opções online: Se você anuncia seus serviços pela internet, é fundamental que você também ofereça opções de pagamento por esse mesmo meio. Pagamentos online são práticos e facilitam muito o processo de compra. Algumas opções de pagamentos online são:

As opções são muitas, cabe a você escolher qual é a melhor para o momento, mas sempre pensando na praticidade para o seu cliente!

6 – Não se esqueça dos equipamentos de EPI

Os equipamentos de EPI, definidos pela NR6, são equipamentos como: capacete, luvas, óculos protetores e etc, que são destinados a proteger a saúde e integridade física do trabalhador. Eles devem ser usados sempre, pois evitam acidentes de trabalho, multas e complicações judiciais. 

Além de ser um fator de segurança que muitas vezes é ignorado por grande parte dos eletricistas, o uso dos equipamentos de EPI mostram o quão profissional você é.

7- Trabalhe com produtos de qualidade

Muitas vezes os produtos de qualidade são os mais caros do mercado e acabamos optando pelo mais barato, para que o custo do serviço fique mais em conta e o serviço consiga ser vendido com mais facilidade. Porém, o barato as vezes sai caro.

Para que você seja um profissional de qualidade, além de ter uma boa postura e fazer um bom serviço, é necessário também que você tenha produtos de qualidade. De que adianta fazer um bom serviço se ele não vai durar? 

Mostre para o cliente que ele está investindo em um serviço de qualidade!

8 – Não envie vídeos ou mensagens fora do profissional para os seus clientes.

Hoje em dia, muitas das dúvidas ou até mesmo orçamentos são resolvidos por WhatsApp, o que não há problema nenhum, desde que seja usado corretamente. Mas o seu contato com o cliente dentro dessa plataforma de mensagens deve sempre ser com o intuito profissional. 

Nada de mandar aquelas correntes de Whatsapp que você compartilha no grupo da família, hein! Seja profissional nas suas mensagens de trabalho.

Aproveite esse espaço para estar sim mais perto e presente para seu cliente, mas não ultrapasse os limites profissionais.

9 – Organize os seus orçamentos

Ter organização é fundamental para o seu negócio. Como você irá saber que valor entrou, que valor saiu, se pode dar desconto ou não se não organiza seus orçamentos? Separamos aqui algumas formas para você organizar e armazenar seus orçamentos:

  • Se for impresso, seria interessante colocar em pastas, tenha sempre uma cópia.
  • Se você costuma manter os orçamentos em planilhas no computador, o ideal seria salvar em ferramentas de armazenamento online como por exemplo o google drive, para que essas informações não se percam.

10 – Tenha um e-mail e telefone para contato

Para que você consiga oferecer o seu serviço e o seu cliente consiga falar com você, é muito importante ter meios de manter esse contato. O telefone e o e-mail são ótimas opções. O telefone é uma forma rápida e mais presente e o email é muito bom para escrever informações de maneira mais detalhada, que pode ser bastante usado quando envolver prestações de serviços para empresas, já que o e-mail também é um meio mais formal.

Mas como você irá compartilhar esses contatos com seus clientes? Vamos para próxima dica!

11 – Cartão de visita

Já vimos que ter contato com nosso cliente é essencial, e tão essencial quanto ter, é saber como disponibilizar esse contato. É para isso que os cartões de visita servem. Ali você deixa seu nome e contatos disponíveis para poder entregar para seus clientes sempre que oferecer seus serviços.

E então gostou das nossas dicas? Vamos começar a colocar elas em prática? 

E lembrando, se você ainda não baixou a nossa planilha e modelo de orçamento para eletricistas autônomos, baixe gratuitamente AQUI.

modelo de orçamento para eletricistas

1 Comentário

  1. Roger Santos de Oliveira disse:

    Estão de parabéns, de grande serventia suas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *