Quem nunca teve aquela dúvida em relação a iluminação em sua construção ou reforma?
É muito comum as pessoas procurarem nossos consultores para entender de que forma elas podem ter uma iluminação específica, como iluminar um quadro, destacar uma pintura na parede, iluminar seu jardim, áreas específicas, etc.
UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Vamos começar esse texto explicando um pouco sobre a unidade de medida da temperatura de cor, que é o Kelvin (K). Quando falamos em luz “quente” ou luz “fria” não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, mas sim da TONALIDADE de cor que ela irradia ao ambiente. Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.
QUAL TIPO ESCOLHER?
A luz amarela (ou quente) possui um efeito visual que deixa os ambientes aconchegantes, pois deixa os objetos menos nítidos que a luz branca. Os quartos, salas de TV e alguns ambientes externos são lugares perfeitos para ela. De acordo com o IRC (Índice de Reprodução de Cores), essa falta de nitidez é maior quando utilizada a luz amarela para iluminação e efeitos.
A luz branca (ou fria) normalmente é indicada para ambientes que necessitam de uma iluminação mais clara, onde é necessário enxergar bem os objetos. Banheiros e cozinha são ambientes tradicionalmente iluminados com luz branca.
Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação. O que vai contar na hora da escolha é o efeito desejado e o gosto pessoal de cada pessoa.
Está fazendo o planejamento de iluminação de sua empresa ou residência? Converse com nossos consultores especialistas, eles podem ajudar você!
Utilize nossos serviços de atendimento via WhatsApp. Escolha a loja mais próxima, clique no link e fale diretamente com a gente: