Saber o que você faz bem e aperfeiçoar esses seus talentos é muito importante. Mas tão importante quanto os seus acertos é também saber e reconhecer os seus erros, para não repeti-los.
E para te ajudar nesta identificação e criar ações de melhorias, neste post citamos os 10 maiores erros de eletricistas autônomos.
Para que seu negócio dê certo, é preciso ter organização. De que adianta fechar vários orçamentos e ter muitos contatos de trabalhos, se você não sabe o que entra e sai?
Organização financeira é bom para você, que vai trabalhar muito melhor se tiver todas as informações armazenadas, como também é bom para quem solicita seus serviços. Tendo noção do que entra e sai, você conseguirá, por exemplo, calcular de maneira mais certeira os possíveis descontos que você pode dar ao seu cliente, beneficiando assim ambas as partes.
#DICA: Alguns aplicativos de celular podem te ajudar nessa organização, hoje existem diversas opções disponíveis e uma delas é o APP Guia de Bolso ou você também pode optar por controlar em uma planilha de excel.
Atender gente nova é sempre bom, amplia sua rede de contatos. Mas você já reparou se seus clientes voltam para você?
Se você não está recebendo novas solicitações de serviços de pessoas que já te contrataram, alguma coisa não está boa no seu atendimento. E essa falta de qualidade e profissionalismo pode impactar diretamente na sua fidelização de novos clientes.
#DICA: Tente sempre oferecer o melhor de você, desde o primeiro contato, seja para realizar orçamentos ou fechar novos serviços.
Para saber como melhorar seu atendimento e fidelizar seus clientes, continue lendo esse post, ele está recheado de dicas!
Já ouviu aquele ditado “O barato sai caro”?
Economizar comprando produtos sem qualidade, parece uma ótima ideia quando se quer, por exemplo, baratear o custo do serviço na esperança de chamar mais clientes.
Mas, na verdade, se você tenta economizar dessa forma, está dando um passo para trás. Pois um serviço que é feito com produtos sem qualidade tendem a ser ruins. Isso resultará num cliente insatisfeito e sua reputação como eletricista pode ser afetada em toda a sua região.
Fazer essa economia, no fim das contas só vai te trazer prejuízo.
DICA: Preze por produtos de qualidade, mesmo que isso impacte em sua precificação, explique isso aos seus clientes e se mostre preocupado com a qualidade do seu serviço.
Você já passou pela situação de fazer um pedido e esse pedido atrasar? Cria-se uma expectativa em cima dele, e ele não chega no momento esperado. Não é frustrante? E, é exatamente essa frustração que você vai trazer para os clientes que não receberam os seus serviços no tempo combinado.
Atrasar entregas pode quebrar a confiança do cliente e te atrapalhar muito nesse processo de fidelização.
#DICA: Sempre que você realizar novos orçamentos, lembre-se de colocar o prazo para finalização dos seus serviços. E se o serviço for complicado, coloque um prazo extra, para que se surgir algum imprevisto, você ainda consiga cumprir com o prazo combinado.
Organizar os seus orçamentos é muito importante para que você consiga prever o seu faturamento todo mês.
O planejamento financeiro não é algo reservado apenas às grandes organizações e, sim, uma necessidade, independentemente se você é dono de uma grande empresa ou um profissional autônomo.
O elevado nível de competitividade imposto pelo mercado exige dos profissionais cada vez mais organização, planejamento e controle. Você não quer ficar para trás por conta da sua desorganização, não é?
#DICA: Sempre que você realizar um orçamento, tenha uma cópia com você, seja ela digital (foto no celular) ou impressa. Assim você poderá cobrar um retorno de seus clientes, saber quais foram os orçamentos fechados e os que ainda estão em aberto.
Quantas vezes você já foi contratado para arrumar um serviço mal feito realizado por outro profissional? Para quem faz prestações de serviços elétricos, essa infelizmente é uma situação bem comum.
Cobrar mais barato por um serviço pode realmente chamar mais clientes. Mas isso não significa que você pode prestar um serviço de má qualidade.
Faça um bom serviço independente do valor cobrado. Isso mostrará que você é um ótimo profissional e assim conquistará a confiança do seu cliente, que sabendo que você presta um bom serviço, mesmo quando ele é barato, provavelmente irá entrar em contato novamente quando precisar de um serviço mais caro.
Se você trabalha como eletricista já deve saber ou pelo menos ter ouvido falar da importância de estar dentro da normas NR10, certo?
Ela é uma regulamentação que indica as condições mínimas de segurança para o desenvolvimento das duas atividades e também estabelece os cursos e os cuidados que os trabalhadores precisam fazer para atuar na área.
Então, não estar dentro dessas normas pode fazer com que você não consiga fechar trabalhos, principalmente se for dentro de grandes empresas e organizações que exigem essa certificação.
Por ser um profissional autônomo, a cobrança pelo profissionalismo é cada vez maior. Por isso, se atente em ter uma boa postura enquanto exerce seus serviços.
Evite usar gírias e palavrões quando for se expressar. Dentro do ambiente de trabalho, procure sempre usar o português correto. Tome muito cuidado também com as piadas, elas podem ofender ou causar algum desconforto em seus clientes.
Outro erro muito cometido é, por exemplo, usar para o trabalho aquela calça ou camiseta velha que já está manchada e rasgada, o que não é nada profissional. Mesmo que seja um trabalho braçal e que você se suje um pouco, procure ter um uniforme para isso e manter ele sempre limpo.
E nunca se esqueça dos equipamentos de proteção individual. Além de te protegerem, eles transparecem responsabilidade aos seus clientes.
São essas pequenas coisas que fazem toda a diferença!
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Se você ainda não divulga seus serviços online, você está a um passo atrás de seus concorrentes.
Quando seu serviço é divulgado boca boca, é um bom sinal, significa que você é um ótimo eletricista. Mas nem sempre só o “boca a boca” irá trazer o faturamento necessário para que você possa sanar suas despesas e ter lucro no final do mês. Por isso, a ação de divulgar os seus serviços de forma online é uma ótima ação para te trazer novos clientes.
Com o mercado cada vez mais competitivo, é sempre bom se destacar de alguma forma. E usar a internet ao seu favor pode te ajudar muito a atingir um número maior de clientes e vender de maneira muito mais fácil o seu serviço.
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Para que você seja um profissional de sucesso, é fundamental que você esteja sempre evoluindo. E parte dessa evolução é estar por dentro das novidades e das novas tecnologias do meio em que você atua.
Ter produtos e novas tecnologias de trabalho deixará seu dia dia mais fácil, trará qualidade para seus serviços e isso resultará num cliente fiel e satisfeito!
#DICA: Aqui na Energiluz sempre temos novidades para otimizar suas prestações de serviços, faça o seu cadastro de Eletricista aqui com a gente e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Gostou das dicas? Esperamos que elas te ajudem a se tornar um profissional cada vez melhor!