WhatsApp para Eletricista – Dicas práticas para suas prestações de serviços

Pessoa segurando um celular

Hoje em dia praticamente todo mundo tem WhatsApp e está cada vez mais comum resolvermos tudo por lá. E você, prestador de serviços, não pode ficar de fora! Por isso, reunimos aqui neste post, dicas rápidas e assertivas de como usar essa ferramenta para te auxiliar em suas prestações de serviços!

Para conhecer essas dicas, é só continuar lendo esse post!

Profissionalismo em primeiro lugar

Por mais que o WhatsApp seja um aplicativo de mensagens que te deixam de certa forma mais próximo do seu cliente, é muito importante manter o profissionalismo. Lembre-se sempre de separar o que é pessoal do profissional, e não deixar esse espaço de trabalho ficar descontraído demais.

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Linguagem

Outro ponto importante do uso do WhatsApp para tratar de negócios, é a linguagem. Por mais que seja um espaço de troca de mensagens, você não está conversando só com seus amigos, mas também com clientes. Então, a sua escrita deve ser mais formal. 

Listamos aqui algumas coisas que não devem ser feitas quando você estiver conversando com seus clientes:

  • Usar gírias
  • Falar palavrões e/ou palavras de baixo escalão
  • Usar abreviações como “vc”, por exemplo
  • Envios desnecessários como imagens ou mensagens de texto de bom dia
  • Envio de vídeos que não sejam sobre o seu trabalho

Não esqueça de responder suas mensagens

Já mandou mensagem para alguém e essa pessoa demorou muito para retornar ou então nunca respondeu? É uma sensação muito ruim e dependendo da situação, também é falta de profissionalismo.

Quando um cliente mandar uma mensagem, mesmo que ainda não tenha a resposta ou tempo de ler com calma, é necessário dar algum retorno.

Você pode responder algo como “Olá, recebi sua mensagem e assim que puder responderei com calma. Desde já, agradeço a compreensão

Ou até reservar um horário do seu dia apenas para responder seus clientes, e nessa mensagem de retorno acrescentar essa informação. Por exemplo: “Olá, costumo responder as mensagens no período da manhã, em breve retornarei. Desde já, agradeço pela compreensão.

Isso já vai soar muito melhor do que uma mensagem não respondida por horas ou ignorada. Mostra que você se importa, e deixará o seu cliente ciente de que logo será respondido.

Quer automatizar algumas respostas? Clique AQUI e conheça o WhatsApp Business.

Salve todos os seus contatos

O WhatsApp não salva seus contatos automaticamente, e falando com tantos clientes ao mesmo tempo, se confundir é inevitável. Por isso, não se esqueça de salvar esses contatos com o nome de cada cliente, e se for te ajudar, acrescente o tipo de serviço que você irá fazer para ele ou o bairro onde mora. Exemplo: “Camila – Barreiros”.

Usando a Lista de transmissão para anunciar uma promoção

Uma ação muito interessante que pode te trazer novas vendas de serviços, é criar uma lista de transmissão de mensagens. E ao invés de criar um grupo, você encaminha mensagens para várias pessoas separadamente ao mesmo tempo. 

Nessa transmissão você pode por exemplo, fazer promoção de instalação de ar condicionado, por exemplo. Como mostra a imagem abaixo:

WhatsApp Web – Acessando pelo computador

E se a ideia de trabalhar pelo celular não te agrada muito e ainda prefere o computador, não tem problema nenhum! Pois o WhatsApp tem o seu formato Web, para ser usado diretamente no seu computador.

Para acessá-lo, é preciso identificar o QR code da tela do seu computador. Pesquise por “WhatsApp Web” no Google ou acesse web.whatsapp.com e você será direcionado para essa página:

Siga as instruções do site e pronto! Seu WhatsApp irá abrir na tela de seu computador!

WhatsApp Business

Se você quer deixar o contato com seus clientes ainda mais profissional, existe o WhatsApp Business, que é uma ferramenta do WhatsApp feita especialmente para quem a usa para negócios.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Fizemos um post sobre isso! Para acessá-lo, basta clicar AQUI.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem!

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