Conta no Instagram para Eletricista – O que publicar e como essa rede social pode te trazer novos clientes

Homem mexendo no celular

Você já deve ter reparado que hoje em dia tudo está caminhando para o digital e que a boa e velha divulgação boca a boca já não é mais a única forma de você divulgar o seu trabalho.

Se você ainda não usa o instagram para mostrar o seu trabalho, saiba que essa rede social é uma ótima forma de você conseguir ter um relacionamento com seu cliente e o mais importante, divulgar os seus serviços.

Por ser tratar de uma rede social de fotos, no instagram você irá conseguir colocar todas as realizações dos seus serviços, se tornando assim um portfólio online para divulgar o seu trabalho.

E estar lá também irá colaborar para o aumento da sua rede de contatos e assim consequentemente gerar mais vendas.

Então, se você quer saber tudo sobre como usar Instagram para divulgar os seus serviços, aproveite nossas dicas abaixo.

Porque ter uma conta no Instagram?

As pessoas passam boa parte do seu dia olhando as redes sociais e por isso esse veículo têm sido tão utilizado no meio profissional também. As empresas perceberam esse fluxo grande de pessoas e começaram a utilizar dessas rede sociais para divulgar produtos e serviços.

Isso porque o Instagram conta com usuários bastante engajados e a presença da sua empresa nessa plataforma irá te ajudar a modernizar a imagem do seu negócio no mercado, além de aproximar você dos seus clientes e também atrair novos.

Benefícios dessa Rede Social

Se você ainda está em dúvida se deve mesmo fazer uma conta no instagram, listamos aqui alguns motivos que concerteza irão te motivar!

 

1- Engajamento

Engajamento é o quanto que o seu público interage com o seu perfil. O instagram é uma rede social que tem um grande potencial para isso, pois tem muitas formas de engajar o público, como comentários, curtidas, mensagens diretas, e também interações iguais as enquetes no stories.

Se você ficou um pouco perdido com termos como “enquetes no instagram”, não tem problema! Neste post falamos um pouco mais sobre isso, então é só continuar lendo!

2 – Conta Profissional

O Instagram oferece algumas ferramentas muito legais para as contas que se configuram como um perfil comercial (basta selecionar “Alternar para o perfil comercial” na configuração e seguir as instruções).

Assim, você terá acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do seu público, além de análises como a de participação do seguidores e a de alcance dos posts. Todas essas avaliações são muito importantes para saber os tipos de publicação que estão funcionando bem no seu perfil e quais não geram resultados tão bons para o seu negócio.

Outra vantagem de ter uma conta configurada como Perfil Comercial, é poder anunciar de forma paga os seus posts, com isso você poderá atrair pessoas que ainda não conhecem seu perfil.

3- Instagram Ads

No tópico acima, falamos sobre as vantagens de ter um perfil profissional no instagram e que uma delas era poder promover (anunciar) as suas publicações.

O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories da sua rede social. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos ou vídeos. E é através dele que você vai conseguir promover os seus posts.

Promover é uma maneira simples e eficaz de alcançar mais pessoas, aumentando a visibilidade da sua marca e ajudando a impulsionar as vendas dos seus serviços. 

Por exemplo: Você pode realizar um anúncio apenas para pessoas da sua região que estão interessadas em reformas de casa, ou instalação elétrica. 

Conseguiu perceber o impacto que essa rede social pode trazer para o seu negócio?

Depois de ter visto algumas informações sobre o que é o instagram e como ele é impactante para o desenvolvimento da sua empresa, é hora de colocar a mão na massa! Preparamos neste post, um passo a passo e ideias de como você, eletricista autônomo ou prestador de serviços, pode utilizar essa rede social ao seu favor.

O que Publicar?

O instagram tem algumas formas de divulgar conteúdos, como Feed, Stories, IGTV e os Destaques. E cada uma dessas formas têm tipos de conteúdos diferentes que variam no formato e duração.

Feed 

O Feed é a primeira coisa que o seu seguidor vai bater o olho quando entrar no seu perfil de instagram. Por isso, é importante que ele esteja sempre organizado, com fotos bonitas e de qualidade. Assim o seu feed vai ser agradável ao seu cliente.

E quando falamos em fotos bonitas e de qualidade, não é necessáriamente fotos feitas por fotógrafos com super câmeras. Você pode tirar as fotos com seu celular mesmo, a dica é sempre prestar atenção na iluminação. Fotos de dia com luz natural sempre ficam mais bonitas.

Uma opção legal de conteúdo para feed, são fotos dos seus serviços prontos ou então um “antes e depois” desses serviços. 

A duração desse conteúdo é você quem determina, uma vez que você posta uma foto no seu feed, ela só sairá de lá quando você mesmo tirá-la.

Abaixo, veja um exemplo de feed legal para um eletricista.

exemplo de feed de instagram

Stories

Os stories são utilizados para mostrar um conteúdo mais dia a dia, pois o que é postado lá, só fica no ar por 24h. Neste espaço, você pode trabalhar com conteúdos que aproximem você do seu público.

É interessante mostrar o seu dia a dia como um eletricista autônomo ou prestador de serviços. Fotos ou vídeos, do momento em que você está escolhendo e comprando materiais para suas prestações de serviços, mostrar o trabalho feito naquele dia, cursos e eventos sobre elétrica que você participou.

Outro conteúdo que pode ser muito bom também para o engajamento do seu perfil no instagram é a caixa de perguntas. A caixa de perguntas é uma ferramenta dos stories que possibilita que seus seguidores te façam perguntas e você pode interagir com eles respondendo elas. Abaixo, um exemplo de como isso funciona:

 

1- Vá até a câmera de stories do seu instagram e escolha ou tire uma foto.

Exemplo de stories

2- Depois de escolher a foto, clique neste ícone que a seta vermelha aponta, esse é um ícone chamado “sticker”.

Exemplo de stories instagram

3- Selecione a opção “perguntas”

Exemplo Stories de Instagram

4- Escreva algo como “Você tem alguma dúvida? Faça um pergunta para mim!”

Exemplo Stories Instagram

Em seguida é só postar e pronto! Espere as perguntas chegarem e comece a responder e interagir com seus seguidores! A caixa de perguntas também tem uma duração de 24 horas nos seus stories, então se atente a responder às perguntas dos seus seguidores neste período de tempo.

A duração dos stories é de apenas 15 segundos, mas podem ser assistidos pelos seus seguidores quantas vezes forem necessárias dentro do período de 24 horas.

Mais uma ideia legal de conteúdo para stories que vão te trazer engajamento do seu público, são as enquetes. Elas também são stickers como a caixa de pergunta, mas são perguntas mais objetivas de respostas “sim ou não”.

Abaixo, veja um exemplo de como elas funcionam:

Exemplo Stories de Instagram

Neste exemplo que usamos, da pergunta “Você sabe a diferença entre uma lâmpada de LED e uma convencional?”. Depois de algumas horas da pergunta postada, você pode responder a esta mesma pergunta, explicando a diferença entre as duas. 

Isso vai te trazer autoridade, pois você vai mostrar aos seus seguidores que você entende do assunto!

Destaques

Os stories tem uma duração de apenas 24 horas no seu perfil, mas caso você queira armazená-los em um lugar em que seus seguidores possam assistir a hora que quiserem, os destaques são uma ótima opção.

Esse é um espaço para deixar tanto conteúdos, como foto e vídeo, quanto informações de  uma forma fixa. Então seria interessante que você criasse destaques de informações como:

 

  • Horário de trabalho
  • Agenda
  • Contato
  • Serviços que você presta
  • Eventos

 

Assim, todas as informações importantes ficam armazenadas ali e ficará muito mais fácil do seu cliente e seguidor saber mais sobre você e seus serviços. Conforme você vai vendo necessidade, pode ir criando destaques para outros assuntos que se encaixem com seu trabalho.

IGTV

O IGTV é uma parte do instagram em que você pode postar vídeos mais longos, com conteúdo mais densos sobre o seu trabalho.

Um conteúdo legal para essa parte do instagram seriam os vlogs. Vlogs são um tipo de vídeo mais descontraído em que você pode mostrar por exemplo, um dia de trabalho seu. E caso você seja mais comunicativo, pode fazer vídeos respondendo à perguntas dos seus seguidores sobre assuntos relacionados ao seu trabalho.

 

E aí,  já tem um perfil de empresas no Instagram? Como tem aproveitado esses benefícios? Conta pra gente!

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